[dropbox]

Sobre o Serviço ZendTo...

Mensagens de email com anexos grandes podem causar estragos a servidores e computadores de usuários finais. Baixar tais mensagens de email pode levar horas numa conexão de Internet lenta e bloquear qualquer envio ou recebimento de mensagens durante esse tempo. Em alguns casos, o download falhará repetidamente, acabando com a possibilidade do destinatário receber emails. Além disso, clientes de email aumentam o tamanho do arquivo que está sendo enviado. Ao salvar uma mensagem com anexo no Outlook, por exemplo, são adicionados cerca de 40% do tamanho do arquivo. Para compartilhar arquivos maiores que 1MB, use o ZendTo para tornar um arquio (ou arquivos) temporariamente disponíveis para outro usuário através da Internet de maneira segura e eficiente.

Há dois tipos distintos de usuários que acessarão o sistema ZendTo: usuários internos - que são associados com I.P. executando o serviço - e usuários externos, que são compreendidos pelo resto da Internet.

É permitido a um usuário interno enviar arquivos a qualquer pessoa, seja ela um usuário interno ou externo. Um usuário externo só consegue enviar arquivos para um usuário interno. Isso lança a pergunta: "o que é um envio"?
envio: um ou mais arquivos enviados para ZendTo como um único item para entrega para uma pessoa ou pessoas
Há várias formas pelas quais um usuário pode enviar diversos arquivos de uma vez:
  • Arraste e solte vários arquivos de uma vez ná página de envio
  • Clique no botão "Adicionar Arquivos" na página de envios e selecione um ou mais arquivos de uma vez utilizando combinações de clique, Shift+Clique e Ctrl+Clique (Cmd+Clique num Mac)
  • Arquive e comprima os arquivos em um único pacote e anexe o arquivo resultante no topo dá página de envio. Há muitas formas de arquivar e comprimir arquivos:
    • Usuários de Mac podem selecionar os arquivos no Finder e clicar em "Comprimir" (veja o menu <em>Arquivo</em>)
    • Usuários do Windows podem criar uma "Pasta Compactada" ou usar o 7-Zip
    • Usuários de Linux/Unix podem tentar o "PeaZip" ou o "File Roller"
Criando um Envio
Quando um usuário cria um envio, ele adiciona informações sobre si (nome, organização e endereço de email); informação de identificação sobre o(s) destinatário(s) (nome e endereço de email) e escolhe quais arquivos devem ser enviados. Se o upload do arquivo foi realizado com êxito, um email é enviado para o(s) destinatário(s) explicando que um envio foi feito. Esse email também provê um link para acessar o envio. Outras informações (o endereço de Internet e/ou nome do computador do qual o envio foi criado, por exemplo) são retidas para auxiliar o destinatário a checar a identidade do remetente.
 
O download de um envio por um destinatário pode ser feita somente com o ID de Envio e Senha. Quando enviar arquivos, você pode escolher não enviar uma ou ambas as informações para o destinatário automaticamente: você precisaria, então, enviar essa informação manualmente.

Fazendo um Download
Há duas formas de você baixar arquivos que foram enviados:
  • Todos os usuários podem clicar no link fornecido na notificação de e-mail que lhes foi enviada.
  • Um usuário interno, uma vez autenticado no sistema, pode acessar os itens "Recebidos" que é uma lista de envios aguardando por eles. Uma vez autenticado um usuário interno consegue acessar os envios enviados a eles ou por eles, sem a necessidade da mensagem de email.
Ao visualizar um envio, o usuário vai notar algumas coisas:
  • A lista de arquivos que foi enviada
  • A informação do remetente e do destinatário que o remetente inseriu quando o envio foi criado
  • O nome do computador e/ou endereço de onde o envio foi criado
  • Opcionalmente uma lista de downloads que foi feita
O destinatário tem 30 dias para baixar os arquivos. A cada noite, os arquivos que são mais antigos que 30 dias são removidos do sistema.

Observe que os arquivos carregados são verificados por vírus, mas o destinatário ainda deve ter a mesma cautela ao fazer o download e abri-los. Isso pode ser tão fácil como verificar com o remetente mencionado no e-mail de notificação que ele realmente fez o envio. Pode-se também verificar o nome/endereço do computador que foi registrado quando o envio foi criado para ter certeza de que é apropriado para o domínio da Internet do remetente. No entanto, os endereços IP podem ser falsos, então a verificação de identidade anterior é realmente a mais confiável.


Retomar Download de Arquivos

A maioria dos navegadores suporta continuar downloads. Imagine esse cenário: você está em sua cafeteria local, baixando um arquivo PDF de 100 MB que um estudante enviou pelo ZendTo para você. De repente alguém a algumas mesas de distância começa a assistir o trailer do último filme (bem, estaria tentando ao menos) a sua conexão WiFi cai - Você estava com 95 MB baixados e agora vai ter que começar novamente! Não necessariamente se seu navegador suportar continuar downloads; nesse caso o navegador requisita somente os 5MB restantes do arquivo.

ZendTo contém suporte para componentes do lado do servidor para continuação de downloads tecnologia sob o padrão HTTP 1.1.

Limitações de tamanho em Uploads

Ser capaz de enviar arquivos maiores que 2 GB depende do navegador que está em uso.

Sempre que possível, utilize um navegador moderno de 64 bits em um sistema de 64 bits. Se você só possuir um sistema de 32-bits (a causa mais comum é o Windows 7), então utilize uma versão moderna do Google Chrome ou Firefox. Versões antigas do Microsoft Internet Explorer são particularmente ruins nisso.

O software ZendTo por si só tem limites configuráveis na quantidade de dados que pode ser enviada de uma única vez. Mesmo para navegadores que suportem uploads maiores que 2 GB, os envios não podem exceder 5.0 GB por arquivo ou 5.0 GB para todo o envio.

Se você está tendo os seguintes problemas ao enviar ou baixar um arquivo grande:

  • Seu navegador reporta uma conexão ruim ou quebrada depois de baixar uma porção significativa do arquivo
  • Uma página de erro é mostrada que indica que você não enviou nenhum arquivo
então você provavelmente está conectado à Internet através de uma conexão muito lenta para mover a quantidade de dados em tempo hábil. Seu computador normalmente tem em média 2 horas para receber ou enviar completamente um envio.


Baseado no software Perl UD Dropbox escritopor Doke Scott.Versão 5.21-2 foi desenvolvida por Jules Field.